O mais visual e o mais sensual dos cineastas é também aquele que nos introduz no mais íntimo dos seus personagens, porque ele é acima de tudo um apaixonado fiel da sua aparência e, através desta, da sua alma. O conhecimento em Renoir passa pelo amor e o amor pela epiderme do mundo. A agilidade, a mobilidade, o modelo vivo da sua realização é a sua preocupação em ornar, para seu prazer e nosso gozo, o vestido sem costuras da realidade.
Renoir francês - André Bazin

O que permanece da Nouvelle Vague?

Por Vera Silva

Texto produzido durante o Curso Nouvelle Vague, que ocorreu na Casa do Contador de Histórias, em Curitiba.

Comecemos pelo que não permanece – pelo menos não para mim. 

A inflamação. Pelo menos não aquela que tomou a cena na Paris dos anos sessenta – isso é paroquial e é passado. O transbordamento de agressividade, com certeza tinha sua razão e seu porquê naquele então: havia uma denúncia – e esta exasperava os dois lados do processo. E não vamos nos esquecer de que o ódio é uma paixão que produz um gozo intenso aos seus protagonistas – neles e naqueles que gostam de viajar de carona. 

O que permanece? 

Primeiro, a denúncia de que o dito “cinema de qualidade” publicava uma caricatura mal-feita do Real, mostrando a experiência humana esvaziada de qualquer vestígio da vida que se propunha “revelar”. E segundo (demonstrando a tese já enunciada), a mostração de que o cinema pode – e deve – desvelar a vida que – não nos esqueçamos – respira, se move, é imprevisível e incontrolável, pulsa e transborda vitalidade. 

Isso que permanece já ficou estampado neste curso com a simples vista de fragmentos de Sinfonia Pastoral e de Os Incompreendidos: salta as olhos a distância que vai da caricatura pretensiosa e fúnebre à aleteia vigorosa. 

Sobre a permanência, podemos dizer que, o que fica, é aquilo que, de alguma forma, mais ou menos penetra o Real e dele extrai um fragmento Simbólico: o símbolo apreende algo do Real de modo duradouro e lhe dá legibilidade – ontem, hoje e amanhã. Em outras palavras, não passa. Isso é o que, da Nouvelle Vague, não passará (penso eu). 

Tive muita dificuldade em aderir a este curso, desanimada e sem paciência para suportar a inflamação que já antecipava. Mas está valendo a pena pois, ficando na metáfora da onda que se ergueu no mar, foi inflamação de ostra – aquela que produz a pérola.

4 de Julho 2018


Nenhum comentário:

Postar um comentário